Good news: pra viajar e conhecer lugares super legais mundo afora, você não precisa gastar muito não! Tem várias formas de economizar e fazer o dindin render mais, e mesmo assim fazer uma viagem super bacana. Sempre viajo desse jeitão mochileiro de ser (fiz até uma volta ao mundo gastando bem pouco!) e não tenho do que reclamar! Então dá uma olhada em algumas dicas pra viajar gastando pouco:
1. Pesquise bastante antes de viajar: tem vários sites e blogs com informações super úteis para viagens (como a RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, o Mochileiros, e, claro, esse blog que vos fala!), com dicas que te ajudam a economizar. É legal também trocar uma ideia sobre o teu roteiro com alguém que já foi para o mesmo lugar, pra ver se tá bacana ou se é melhor mudar alguma coisa. Mas não pire muito em planejar demais, não adianta querer ir com tudo definido, porque mochilar é ter imprevistos!
2. Compare preços antes de comprar a passagem: tem vários aplicativos e sites de comparação de preço que te ajudam a encontrar o melhor preço das passagens, como o Skyscanner e o Kaiak. Se você comprar com antecedência, normalmente consegue preços melhores. E se puder, use milhas, claro.
Use e abuse das cias aéreas low cost, como a RyanAir e EasyJet na Europa, ou a AirAsia na Asia – mas fique atento ao limite de bagagem e ao valor cobrado pra despachar (sempre compensa pagar a taxa pra despachar com antecedência, pelo site da cia aérea low cost).
3. Fique em Hostel: essa é uma opção super bacana de hospedagem, e bem em conta. No Brasil tem muita gente que nunca se hospedou dessa forma, e não sabe o que está perdendo! Além de o preço ser menor do que o de hotéis, você ainda aproveita a oportunidade para conhecer gente – a maioria dos hostels têm uma área de convivência, onde você conversa com pessoas de vários países.
4. Experimente o CouchSurfing: essa é uma outra opção super legal de hospedagem. No CouchSurfing se cadastram pessoas dispostas a oferecer sua casa (seu sofá!) para pessoas que procuram hospedagem na sua cidade. Você não paga nada pra se hospedar (isso mesmo, nadinha!) e ainda tem a ótima oportunidade de conviver com alguém local, que pode te mostrar a cidade e te dar dicas quentinhas do que fazer por lá. Tá na dúvida, achando que é arriscado? Então dá uma lida nesse post aqui, tem tudo sobre o Couchsurfing.
5. Procure o melhor câmbio: você pode fazer o câmbio pela moeda local em aeroportos ou rodoviárias, mas normalmente a taxa nesses locais é péssima. Troque só um pouco, o suficiente para as primeiras horas, e depois procurar uma casa de câmbio com uma taxa melhor, pra não perder dinheiro – porque ninguém merece desperdiçar grana assim!
6. Viaje durante a noite: quando puder compre tua passagem de ônibus ou trem, para ir de uma cidade à outra, no período da noite – assim você economiza uma diária de hospedagem. Não é o mesmo que dormir numa cama, né, mas tá valendo!
7. Coma o Prato do Dia: vários restaurantes oferecem no horário do almoço o Prato do Dia (um PF) – por um preço em conta você leva uma entrada, o prato principal, e, às vezes, até uma bebida e sobremesa! Sem dúvida é a melhor opção para não gastar muito na hora do rango.
Outra coisa: saia do eixo turístico – os restaurantes nos principais pontos turísticos sempre são mais caros do que os de regiões mais “normais”. Ah, e tem restaurantes/lanchonetes onde você paga mais barato se levar a comida do que se comer no local – é só aproveitar pra fazer um bom piquenique!
8. Compre em supermercados: outro jeito de não gastar muito é comprar tua comida no supermercado e preparar você mesmo – vários hostels oferecem cozinha, onde cada um pode preparar o teu rango. Uma ótima saída pra economizar e pra comer uma comidinha caseira de vez em quando!
9. Abuse do transporte coletivo: usar ônibus ou metrô é, com certeza, um jeito de gastar menos. Várias cidades têm um transporte coletivo bem organizado, fácil de usar. Em algumas compensa comprar um cartão que vale para várias passagens, o preço fica mais barato. Vale se informar também sobre o preço dos táxis onde você estiver, em alguns lugares eles são baratos e compensam (no Irã eles são barateza, por exemplo). E, claro, sempre que puder vá a pé ou de bike! Você consegue conhecer muito melhor os lugares por onde está passando!
10. Use Wi-Fi gratuito: em vez de fechar um pacote de dados
com tua operadora para poder usar a internet durante a viagem, aproveite o wi-fi gratuito que vários lugares oferecem. Aí você também pode aproveitar para conversar com tua família e amigos via bate-papo do Skype, MSN ou Facebook, sem precisar gastar dinheiro com ligações internacionais.
Fonte: Mochilão Trips