WASHINGTON DC – Os dados são controversos. As viagens internacionais para os Estados Unidos cresceram cerca de 4% em abril deste ano (sobre o mesmo mês de 2016), no primeiro resultado do Índice de Tendências de Viagem (ITT), da US Travel Association, divulgado nesta terça (6), já quantificando os efeitos das medidas tomadas pelo governo Trump para conter a entrada de estrangeiros no país
O número foi divulgado durante o Internacional Pow Wow (IPW), a maior feira do turismo americano, na mesma manhã em que o CEO da NYC & Company, Fred Dixon, dizia que as previsões para sua região, este ano, são de queda de 2% na entrada de visitantes internacionais. A preocupação do setor em relação aos efeitos das medidas governamentais é geral:
– Se estamos surpresos com esse dado? – perguntou o presidente da US Travel Association, Roger Dow, logo após apresentar o resultado positivo para o mês de abril:
– A resposta é sim. Há muitas queixas sobre a mancha que as ações da administração vão deixar na marca América no exterior, mas estamos vendo evidências da forte resiliência do setor.
O recado para o governo continuou sendo o mesmo dado na segunda-feira (5), no primeiro dia do IPW. Essa preocupação com a imagem dos EUA no exterior e a possível retração no turismo é gritante. Segundo Dow, o governo tem de deixar claro que os EUA são um país aberto aos visitantes:
– Vamos continuar incitando a administração a passar a mensagem de que os EUA são fechados ao terrorismo, mas continuam abertos aos negócios.
Segundo o representante de Nova York, dois fatores explicam as previsões negativas para este ano: além das medidas de restrições a viajantes, o dólar forte também estaria influenciando o resultado. Previsões do Departamento de Comércio americano sobre o comportamento do número de visitantes internacionais em 2016 apontam para uma queda de 0,9%.
O IPW, que está em sua 49ª edição este ano acontece pela primeira vez em Washington DC e reúne mais de seis mil delegados de 70 países, entre profissionais do setor e da midia especializada. Em 2018, o encontro será realizado em Denver, no Colorado.
Fonte: O globo