Um novo site foi desenvolvido para ajudar a acabar com as adivinhações quando se trata de dar gorjetas enquanto se viaja para outro país. Chamado de Tip This Much, ele é um site simples, fácil de usar, que divide os hábitos e a cultura de dar gorjetas em cada país.
Os turistas que estiverem no Brasil para acompanhar a Copa do Mundo e que não têm certeza do quanto dar de gorjeta, por exemplo, são avisados de que o costume é deixar uma gratificação de 10% do valor pago por um bom serviço.
Na África do Sul, os visitantes estrangeiros são aconselhados a deixarem entre 10% e 20% do valor da conta.
Dividir a conta em países como Cingapura, Japão e China, por sua vez, é mais fácil, já que o site informa que a gorjeta não é esperada dos clientes nesses lugares. Na verdade, no Japão, deixar uma gorjeta é considerado ofensivo.
Os visitantes de Paris talvez sejam informados de que a gorjeta é incomum na França. Contudo, é comum arredondar a conta ou deixar uma moeda de euro em cima da mesa para uma refeição média.
Em um restaurante mais chique, de alto nível, os clientes locais são conhecidos por desembolsar mais em gorjetas por uma experiência excepcional.
Curiosamente, ainda que a cultura de dar gorjetas seja a mesma na América do Norte, quem trabalha no setor de serviços no Canadá pode receber alguns dólares a menos em comparação a seus homólogos americanos caso os visitantes sigam o conselho do Tip This Much. Isso porque, de acordo com o site, é costume dar gorjeta entre 10% e 15% no Canadá, porém ela sobe para 15% a 30% nos EUA.
Enquanto isso, o site de análises de viagem TripAdvisor recentemente lançou os resultados de uma nova pesquisa segundo a qual os viajantes mundiais americanos são os que dão mais gorjetas quando viajam ao exterior e 60% disseram que fazem isso “sempre” quando adquirem um serviço, seguidos por alemães, brasileiros e espanhóis.
Os italianos se posicionaram no final da lista, com 11%.
Fonte: Jornal Zero Hora