Com as viagens a lazer sendo retomadas no país na pandemia do coronavírus, as pessoas estão cada vez mais interessadas em destinos próximos às cidades onde moram, para ir de carro e ficar mais perto da natureza por alguns dias, sem abrir mão do isolamento. O Airbnb divulgou o ranking das 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil e duas cidades de Santa Catarina, conhecidas pelo turismo regional: Jaraguá do Sul e Pomerode.
Para chegar à lista das cidades mais hospitaleiras do Brasil, o Airbnb avaliou as maiores notas médias dadas pelos hóspedes às acomodações de junho de 2019 a junho de 2020.
De acordo com o Airbnb, desde maio, tem sido observada uma maior preferência dos hóspedes por casas de campo e em cidades menores de praia em destinos “hiperlocais”, a até 300 km dos centros urbanos. Em muitos casos, são famílias em busca de um refúgio fora da cidade grande, e, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura (como conexão à internet, etc), para conciliar férias com a família e trabalho em home-office.
Além dos filtros disponíveis na plataforma para escolha da acomodação ideal (incluindo perfil do local – se casa de campo, de praia ou cabana, etc -, capacidade de hóspedes, instalações e comodidades), a avaliação dos espaços, feita pelos próprios hóspedes com base em suas experiências pessoais, é uma ferramenta muito utilizada como referência. Os critérios para as notas incluem, por exemplo, aspectos de limpeza e higienização, facilidade para check-in e check-out, comunicação com o anfitrião, se o espaço estava de acordo com as expectativas, entre outros.
Vale destacar que o Airbnb lançou, no fim de abril, seu Protocolo Avançado de Higienização, desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas internacionais, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, que é referência nos esforços de combate à COVID-19, e já está disponível no Brasil. As diretrizes incluem capacitação da comunidade de anfitriões sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e certificação das acomodações que seguem esses padrões.
Veja abaixo 10 cidades brasileiras mais hospitaleiras do Brasil, segundo o Airbnb
Piracaia, São Paulo
A cidade de Piracaia é uma cidade da região de Bragança Paulista, no estado de São Paulo. O município atrai os visitantes pelos casarios coloniais e pelas inúmeras cachoeiras. A pacata cidade de pouco mais de 27 mil habitantes e fica a 92 km da capital paulista.
Domingos Martins, Espírito Santo
O município de Domingos Martins tem uma sede conhecida como Campinho, que está distante cerca de 42 quilômetros da capital do Espírito Santo, Vitória. Domingos Martins está em uma região montanhosa, com muita mata atlântica.
Barretos, São Paulo
Barretos é conhecida nacionalmente pela tradição do interior paulista e pelos rodeios locais, sendo a Festa do Peão de Boiadero de Barretos, a mais reconhecida. A festa é considerada como o maior festival de rodeio e música sertena no Brasil. Fora a festa, a cidade é conhecidade pela boa gastronomia e ambiente simples do interior.
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
A cidade no Norte do Estado foi colonizada por imigrantes europeus, principalmente da Alemanha e da Itália, o que deixou a cidade com uma “cara” muito diferente e acolhedora. É reconhecida como a Capital Nacional das Malhas e tem diversas opções de turismo ecológico.
Jaraguá do Sul oferece várias opções para quem gosta de turismo rural ecológico e ama curtir a beleza de muitos rios, morros, pontes pênseis e rodas d’água. O Morro da Boa Vista, com 900 metros de altura, impressiona pela beleza e pela estrutura para a prática de asa delta e parapente.
Brotas, São Paulo
A cidade de Brotas, em São Paulo, é considerada a Capital do Turismo de Aventur. As riquezas naturais da cidade combinadas com a preservação da região são a combinação perfeita para o contexto ecoturístico nacional. Além desses atributos, Brotas possui serras, nascentes, represas, ribeirões, corredeiras, rios e cachoeiras que cortam vales e encostas com muitos atrativos turísticos.
São José dos Pinhais, Paraná
São José dos Pinhais está localizado a 15 km do centro de Curitiba e muitas pessoas passam por ela para chegar até a Capital do Paraná. A cidade é conheça pela ótima infraestrutura hoteleira, gastronômica e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, um dos mais belos e equipados do Brasil.
Pomerode, Santa Catarina
Pomerode, em Santa Catarina, é uma das cidades queridinhas para quem quer conferir um pedaço da Europa no Brasil. Conhecida pela arquitetura eixamel, típica da colonização europeia, a cidade tem muitas festas típicas, diversos restaurantes e muitas opções de hospedagem. A “Rota do Enxaimel”, por exemplo, é um trajeto turístico que apresenta mais de cem casas tombadas pelo patrimônio histórico.
Socorro, São Paulo
Se você busca sustentanbilidade, ama a natureza e preocupa-se com o meio ambiente, Socorro é a cidade perfeita para visitar. As atividades são sustentáveis e integradas com a natureza. Outro aspecto importante é a adaptação da atividades de aventura e de turismo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Joanópolis, São Paulo
Distante 120 quilômetros da capital São Paulo, Joanópolis é uma cidade do interior com destaque para a valorização da cultura caipira da região. Para quem gosta do clima de Serra da Mantiqueira, o destino é perfeito.
Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul
Nova Petrópolis, Rio Grande do Suloorida da Serra Gaúcha e surpreende pela paisagem colorida. Casarios antigos, praças e jardins floridos são um destaque da cidade.
Fonte: NSC Total