Confira 10 maneiras de ser um viajante ecologicamente consciente

19205340

Você quer ser verde. Recicla. Fecha a torneira quando escova os dentes, mas não vai abdicar de um voo para um paraíso tropical e excelentes acomodações, apesar de os aviões emitirem gases de efeito estufa e das práticas rotineiras dos hotéis, como lavar a roupa todos os dias, que prejudicam o ambiente. Afinal, você adora viajar – e bem.

Ainda há esperança. Para ajudá-lo a dormir melhor sobre esses lençóis de muitos fios, aqui estão 10 maneiras de viajar com um pouco mais de responsabilidade.

1. Compense seu voo

Voar (especialmente voos curtos) é a maneira de viajar menos sustentável, segundo grupos como o Fundo de Defesa Ambiental. Porém, algumas companhias aéreas oferecem uma tentativa de compensação da pegada que você gerou ao tomar o avião, por meio da compra de compensações de carbono, uma das maneiras de reduzir os gases de efeito de estufa. Os passageiros de companhias aéreas como a Delta e a United podem calcular a pegada nos sites das companhias, que equipara o volume da viagem com um valor em dólar. Os passageiros podem, então, doar dinheiro ou milhas a um projeto de redução, tais como conservação de florestas ou energias renováveis. As companhias aéreas não são as únicas oferecendo compensações: a Amtrak, por exemplo, tem uma calculadora que permite compensar sua viagem de trem pela Carbonfund.org.

Algumas organizações ambientalistas afirmaram que esses programas são problemáticos. E alguns grupos sugerem que as calculadoras de carbono em sites de companhias aéreas são imprecisas, porque não consi-deram fatores como o voo de primeira classe (que resulta em uma pegada de carbono maior, porque o espaço ocupado poderia ter sido usado para transportar mais pessoas). Mesmo assim, contribuir para tais iniciativas é melhor do que voar e não fazer nada. Para uma calculadora mais precisa, confira carbonfootprint.com.

2. Explore as cidades a pé

Se você não pode andar, vá de bicicleta; se não pode usar a bicicleta, pegue o metrô, o ônibus ou o trem; se alugar um carro, peça um híbrido; se contratar motorista, compartilhe e viagem com outras pessoas. Serviços como o Lyft e o Uber oferecem serviço de carona, embora a noção de que eles sejam bons para o ambiente ainda esteja sendo estudada. Pesquisadores da NRDC Urban Solutions e o Centro de Pesquisa em Sustentabilidade do Transporte da Universidade da Califórnia, em Berkeley, estão analisando se tais serviços são bons para o ambiente ou se estão simplesmente congestionando as ruas, competindo com o transporte público e encorajando as pessoas a usarem carros em vez de andar. Resumindo: se puder, ande.

3. Tenha uma hospedagem verde

Férias mais ecológicas são aquelas em que você não viaja para longe – algo impossível para aqueles que desejam ver o mundo. O Airbnb diz que o compartilhamento de casas é uma opção mais ecológica aos hotéis, embora seu estudo publicado em 2014 – baseado principalmente nas respostas de hóspedes e proprietários, no período de fevereiro a abril do mesmo ano, que disse que usar suas acomodações resulta em uma redução significativa do consumo de energia e água, de emissões de gases de efeito estufa e produção de lixo – não seja científico. Mas, se compartilhamento não é para você, é possível deixar qualquer hotel mais verde: reutilizar lençóis e toalhas (muitos hotéis dão aos hóspedes a opção de não trocar essas roupas todos os dias), tomar banhos curtos, desligar o ar-condicionado (ou substituir por um ventilador), baixar o termostato e gastar menos eletricidade evitando o secador de cabelo e apagando as luzes quando não estiver no quarto.

Você também pode ficar em hotéis que contam com práticas sustentáveis como a captação da água da chuva, além de não aquecer ou resfriar quartos ou espaços desocupados. Para encontrá-los, verifique sites como o Green Hotels Association (greenhotels.com). O Expedia.com também tem algumas dicas ecológicas de viagens. Não sabe se o hotel escolhido é ecológico? The Nature Conservancy tem 10 perguntas que você pode fazer para descobrir (bit.ly/hoteisverdes, em inglês).

4. Use uma garrafa de água reutilizável

Milhões de barris de petróleo são necessários para produzir as garrafas plásticas consumidas pelos americanos, de acordo com o Pacific Institute, um instituto de estudo de sustentabilidade da água. Em 2007, o grupo disse que a quantidade de petróleo usa-da na produção de garrafas plásticas correspondia à energia suficiente para abastecer mais de um milhão de carros e caminhões leves durante um ano. Você pode fazer sua parte para reduzir as emissões ao viajar com uma garrafa reutilizável. E quem bebe café e chá pode ajudar a economizar papel levando canecas em vez de usar os copos para viagem.

5. Leve pouca bagagem

Quanto mais pesada sua bagagem, mais combustível é necessário para transportá-la. Mesmo algo leve como um celular, multiplicado pelo número de passageiros, afeta o peso de um avião. Além disso, é mais fácil e mais divertido viajar quando você não está carregado de malas.

6. Opte por e-ticket em vez de papel

Hoje sabemos que não é preciso imprimir documentos desnecessários e reciclamos o papel que usamos. ¿A produção de papel e a derrubada de árvores contribuem para a mudança climática e ameaçam algumas das últimas florestas naturais restantes e as pessoas e os animais selvagens que dependem delas¿, de acordo com o WWF. Hoje, o e-ticket já está bem melhor do que em seus primórdios vacilantes. Ter seu smartphone escaneado em aeroportos e estações de trem normalmente é algo tranquilo.

7. Desfrute o local

Coma a comida preparada com ingredientes locais, compre suvenires feitos localmente e leve-os de volta ao seu hotel em um saco reutilizável em vez de plástico. Além de apoiar as economias locais, essas compras geralmente significam menos embalagens. E itens não precisam ser transportados, cortando as emissões e os resíduos. Como salientou a Universidade Estadual de Michigan, comprar produtos cultivados localmente pode ajudar a manter fazendas e o espaço verde. Para reduzir as emissões ainda mais significativamente, consuma menos ou elimine de vez a carne vermelha; sua produção libera muito CO2.

8. Desligue o laptop

Desligue seu computador e outros dispositivos quando não os utilizar. É uma economia de energia boa para a vida da bateria e para o planeta também.

9. Escolha passeios que não agridam o ambiente

Muitos grupos ambientalistas, incluindo o The Nature Conservancy, o Sierra Club e o WWF, oferecem ecoviagens e passeios que tentam não prejudicar os recursos naturais, a vida selvagem ou as pessoas.

10. Fale sobre isso

Divulgue seus hábitos ecológicos de viagem para os outros. Você vai multiplicar seus efeitos – algo que pode ser necessário graças a todas as viagens que pretende fazer.

Fonte: Zero Hora

Abrir Conversa
Podemos ajudar?
Olá,
Como podemos ajudar?