Apesar do atraso de sete meses nas obras dos novos terminais do aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, o aeroporto terá novas rotas internacionais a partir de dezembro.
O terminal “A” do aeroporto tinha previsão de começar a operar antes da Copa do Mundo, em maio, mas acabou sendo inaugurado em outubro, com voos domésticos da Azul, que é a principal aérea a operar no aeroporto.
Em dezembro, o novo terminal “C” passa a operar exclusivamente as rotas nacionais, liberando o terminal “A” para o passageiro internacional.
As perspectivas para quem vive no interior de São Paulo são boas –além de confortável e menos lotado, Viracopos, que já é o maior centro de conexão de voos (hub, no jargão aeronáutico) da Azul, recebe nada menos do que cinco novas rotas internacionais de três companhias aéreas diferentes, com destinos na América Central e do Norte, a partir de 1/12.
No próprio dia 1/12, a Azul inicia sua primeira operação internacional com voos diários entre Viracopos e Fort Lauderdale, na Flórida. O destino fica a poucos quilômetros de Miami, com um aeroporto menos caótico e mais aconchegante. Os voos serão operados nos recém-adquiridos Airbus A330-200 da empresa, partindo de Campinas às 23h40 e chegando aos EUA às 5h20 do dia seguinte. Na volta, os voos partem de Fort Lauderdale às 18h20, chegando a Viracopos às 6h da manhã seguinte.
Já no dia 2/12 é a vez da American Airlines estrear suas operações no aeroporto paulista com três frequências semanais sem parada rumo a Nova York. Os voos serão operados em aeronaves Boeing 767-300 às terças, sextas e domingos, partindo do Brasil às 23h45 e chegada nos EUA às 7h05 do dia seguinte. O retorno ocorre às segundas, quintas e sábados, partindo de Nova York às 22h e chegando em Campinas às 11h05.
A American Airlines também inicia voos diários de Viracopos a Miami no dia 3/12, também operados pelos 767-300. Os voos partem às 22h45 e chegam a Miami às 4h30, enquanto o retorno tem partida prevista dos EUA às 23h55, chegando a Campinas às 11h30.
Dia 10/12 marca o início das operações diárias da Copa Airlines, companhia aérea panamenha, entre Viracopos e a Cidade do Panamá, de onde é possível fazer conexões para mais de 40 destinos na América do Norte, Central e no Caribe. Os voos serão realizados em aeronaves Boeing 737-800 Next Generation, similares aos aviões mais novos que a Gol opera no país, configurados com 141 assentos de classe econômica e 14 poltronas na classe executiva. Os voos partem de Campinas à 1h45, chegando ao Panamá às 6h45. O retorno ocorre às 15h30, com aterrissagem em Viracopos às 0h15.
A última estreia do mês é novamente da Azul, em seus A330-200, desta vez com voos diários entre Campinas e Orlando, a partir de 15/12. Os voos serão diurnos na ida e partem às 11h, chegando às 17h, com retorno marcado para 19h50 e chegada às 7h50. A Azul anunciou ainda que pretende iniciar operações a partir de Campinas para Nova York ao longo de 2015.
Os novos voos se somam às operações internacionais da TAP, com destino a Lisboa (Portugal), e da Gol, rumo a Miami via Santo Domingo (República Dominicana), no aeroporto paulista.
Bom e barato
Além de facilitar a vida de quem vive ao norte da cidade de São Paulo, a tendência é que as novas frequências desafoguem um pouco o congestionado mercado de voos rumo aos EUA a partir do aeroporto de Guarulhos –boas notícias principalmente para quem pretende viajar durante o pico das férias de verão.
Mas talvez ainda melhor seja o fato de que as rotas a partir de Campinas estão com preços muito atrativos e abaixo das tarifas médias praticadas em Guarulhos –pelo menos durante esse período de estreia.
A Azul, por exemplo, possui trechos de retorno a partir dos EUA para o começo de 2015 por R$ 1.250 em classe executiva, enquanto na ida, em econômica, é possível encontrar por menos de R$ 900.
A Copa Airlines tem voos de ida e volta para o Panamá por a partir de US$ 930 na econômica e US$ 1.305 na executiva, enquanto para Miami os preços começam em US$ 1.045 e US$ 2.279, respectivamente.
A expansão agressiva sobre o mercado internacional a partir de Viracopos tornam Campinas uma alternativa plausível a Guarulhos –algo necessário já há bastante tempo. Em conversas de bastidores, diversas companhias aéreas afirmam que, se as novas rotas tiverem o sucesso esperado, a tendência é que Viracopos passe a ser o terceiro grande aeroporto internacional brasileiro.
Fonte: Todos a Bordo