Oktoberfest 2015 conquista público com variedade de chope

okctoberfest-blumenauÉ impossível pensar em Oktoberfest Blumenau sem pensar em chope. A bebida que é um dos grandes ícones da cultura alemã, também harmoniza perfeitamente com as atrações. A prova disso é que em menos de cinco dias de festa, já foram consumidos cerca de 160 mil litros. Em relação ao público de mais de 120 mil festeiros que já passaram pelas catracas, é o equivalente a quase 1,5 litros por pessoa.

Mas muito mais do que quantidade, a festa vem se tornando sinônimo de qualidade quando o assunto é a sagrada mistura de lúpulo, malte e água. A Oktoberfest vem conquistando a presença – e o paladar – de quem entende do assunto. Para o engenheiro Fábio Ramos, de 34 anos, o chope sempre foi e continua sendo o principal motivo que o faz vir da capital Florianópolis para prestigiar o evento, desde a adolescência.

Apaixonado pela bebida, é cervejeiro caseiro há sete anos e atualmente também juiz cervejeiro, certificado pelo americano Beer Judge Certification Program (BCJP).

Ele comemora a Eisenbahn como cervejaria oficial da festa. Para ele, ter uma marca premiada internacionalmente como referência para o público representa um grande avanço para a festa. “A variedade de estilos está excelente. O Eisenbahn Biergarten, com seu bar temático, se tornou o novo reduto dos fãs da boa cerveja. Sem dúvidas, é o meu local preferido dentro do Parque”, coloca.

A marca, que tem sua origem em Blumenau, foi inclusive a primeira cervejaria regional a participar do evento, estreando no Pavilhão A, em 2005. “Ela abriu o caminho e estimulou a vinda de outras cervejarias, numa época em que o público tinha acesso apenas ao chope da grande patrocinadora”, lembra Juliane Trevisan, da equipe de marketing da Brasil Kirin, atual grupo detentor da Eisenbahn.

Tipos de chope

Atualmente, como cervejaria oficial da festa, a Eisenbahn está presente em todos os setores do Parque Vila Germânica, oferecendo oito variedades de chope, além dos produtos das marcas Baden Baden, Devassa, Kirin Ichiban e Schin. Apesar do grande número de opções, o preferido do público continua sendo o tradicional Eisenbahn Pilsen. “No entanto, a cada ano vemos mais gente querendo evoluir o paladar, experimentando outros tipos ou mesmo aprendendo a harmonizar a bebida com a gastronomia”, pondera Juliane.

Os visitantes desta 32ª edição podem contar com as opções de mais cinco marcas regionais. A novidade da vez é a Container, de Blumenau, inaugurada em 2014. A estreante é especializada na fabricação de cervejas de origem britânica, como Stout e Indian Pale Ale (IPA). Há também pontos de chope das cervejarias Bierland, Wunder Bier e Das Bier. Os preços do copo de 300 ml variam entre R$ 6 e R$ 16.

Confira as marcas e variedades disponíveis:

Eisenbahn: Pilsen, Oktoberfest, Nº 5, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Weizenbier, garrafas 355 ml

Baden Baden: Cristal, IPA, Red Ale, Weiss e garrafas 600 ml

Bierland: Pilsen, Weizen, Vienna, IPA e Coquetel de Chope de Vinho

Container: Bohemian Pilsen, Blonde Ale, Pale Ale, Dry Stout, English IPA

Das Bier: Pilsen, Braunes Ale, Weizen, Pale Ale, Scotch Stong Ale, Roggen Kölsch, Coquetel de Chope de Vinho

Fonte: Economia SC

Abrir Conversa
Podemos ajudar?
Olá,
Como podemos ajudar?