Com o objetivo de conseguir mais clientes, algumas agências de viagem criaram mais uma possibilidade de pacotes. A novidade une turismo e voluntariado. Por meio desta modalidade, viajantes podem conhecer lugares novos e aproveitar o tempo livre para ajudar outras pessoas.
Uma das empresas a oferecer esse tipo de plano é a Passion & Purpose (P&P). São mais de 15 programas de viagens com foco no serviço voluntário. Além de pacotes desse tipo para o Brasil, as opções incluem países como Peru, Panamá, África do Sul, Quênia, Tanzânia, Moçambique e Índia.
As oportunidades se tornam possíveis por meio de parcerias com ONGs e agências internacionais. Os participantes podem ajudar em projetos sociais abrangendo áreas como assistência à crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade, cuidado com animais e preservação ambiental.
Especialistas afirmam que, além da boa vontade, um dos motivos do aumento pela procura desse tipo de pacote é o fato do peso que representa em muitos currículos. Índices apontam que a procura desse tipo de serviço acontece mais entre pessoas de 20 e 30 anos de idade, que têm bom nível de inglês. Alguns programas duram de duas a quatro semanas e são ideais para o período de férias.
Uma boa dica é o pacote que envolve surf e assistência à infância, no Panamá. Com o custo de 1.253 dólares (cerca de R$ 4.662), sem passagem aérea, um turista voluntário tem a chance de auxiliar na educação de crianças de uma comunidade local.Para quem quer ir mais longe, a P&P tem oportunidades no Quênia, Índia, entre outras localidades. Clique aqui para saber mais sobre os projetos.
Outras agências especializadas nesse tipo de oferta são a Experimento e CI Intercâmbio. As duas oferecem programas para Ásia e África, porém a Experimento também . os preços podem variar bastante e também não incluem passagens aéreas. Na Experimento, um pacote de duas semanas para a África do Sul pode sair a partir de 744 dólares (R$ 2.764). Os interessados devem ter acima de 18 anos.