Se tem algo que a Alemanha sabe fazer muito bem, é receber forasteiros.
O país ainda possui um dos custos mais baixos para viajantes, tem um eficiente sistema de transporte integrado que não deixa visitantes na mão e parece não ter limites na hora de criar opções de hospedagem.
Nesta matéria exclusiva do Viagem em Pauta, você conhece os hotéis mais inusitados de todo o território alemão. Tem quartos em trailers, cama em forma de automóvel e até castelos originais de contos de fadas dos Irmãos Grimm que viraram hotel.
A “ostalgia”, como é conhecido o sentimento nostálgico pelos anos da Berlim do Leste (“ost”, em alemão), também chegou à indústria hoteleira.
Todos os quartos deste hostel no bairro de Friedrichshain possuem decoração com objetos originais da época da Alemanha Oriental como livros de socialismo nas estantes, rádios, telefones e lustres antigos da época em que o país esteve dividido, ideologicamente.
E o clima começa logo na recepção, onde relógios com as horas de Havana, Berlim, Moscou e Pequim dão o tom à homenagem.
Aliás, vale lembrar que a capital da Alemanha comemora, em novembro de 2014, os 25 anos da queda do Muro de Berlim que dividiu o país, entre 1961 e 1989.
OSTEL – The GDR-Design Hostel
Onde: Wriezener Karree, 5, Berlim. Tel.:(+49) (30) 25 76 86 60
Site: www.ostel.eu
Localizado em Bonn, no oeste da Alemanha, este hostel boutique foi montado no interior de um galpão de 1.200 m² onde as opções de hospedagem são vagões-leitos de trens antigos, kombis no estilo “flower power” e 16 trailers temáticos das décadas de 50, 60 e 70.
Para cada um daqueles trailers de origem holandesa, que funcionam como inusitados quartos individuais ou para pequenos grupos, a diretora de arte Marion Seul criou uma decoração inspirada em temas como a monarquia inglesa, mundo marítimo, automobilismo e a música dos anos 50.
O proprietário Michael Schösser foi além e colocou naquele espaço que já funcionou como uma fábrica de perfumes outras opções como duas kombis no estilo anos 70 e um caminhão antigo da Citroen usado para entregas de leite, considerado um dos únicos 200 existentes no mundo.
Para quem quer ter a real expriência de estar em um hostel ao lado de outros hóspedes, o local conta também com 120 cabines localizadas no interior de vagões de trens antigos.
Fonte: Catraca Livre