A experiência de atravessar as nuvens para chegar ao destino tão sonhado ainda é novidade para muitos brasileiros. Dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontam que dos 94 milhões de passageiros que viajaram pelo Brasil no ano passado, um terço embarcou em um avião pela primeira vez. O meio de transporte é capaz de percorrer as grandes distâncias que separam o país em poucas horas.
Segundo a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, o avião está na preferência de 50% dos brasileiros. Atualmente, todas as 27 capitais do Brasil contam com aeroportos que operam voos comerciais, há também aeroportos em municípios menores, o que tem permitido cada vez mais pessoas utilizem este meio de transporte em suas viagens.
Maria da Conceição de Lima, 61 anos, está entre os novos passageiros. A carioca que se mudou criança para Natal (RN), ainda não tinha vivido a experiência de viajar de avião. Ela aproveitou o feriado do Carnaval para visitar a filha Deize Emanuela, em Brasília (DF). O trajeto que demoraria cerca de 40 horas de ônibus, durou pouco mais de duas horas. “Achei muito confortável”, comentou Maria da Conceição que já tem escolheu o destino para a próxima viagem de avião. “Não demora muito eu vou para o Rio de Janeiro visitar meus parentes”, afirmou.
E você, já se animou para viajar? Uma dica para não gastar muito é planejar a viagem com antecedência. Também é bom saber algumas recomendações para um embarque seguro e sem dor de cabeça.
No caso de cancelamento, overbooking ou atraso do voo, o viajante tem direito a benefícios proporcionais ao tempo de espera. “Até uma hora de atraso a companhia aérea deve prover acesso a telefone ou internet; até duas, a alimentação e até quatro horas, a companhia deve oferecer acomodação em local adequado no aeroporto ou hotel, hospedagem e inclusive o transporte se o passageiro sair do aeroporto”, informa a coordenadora-geral de Turismo Sustentável do Ministério do Turismo Isabel Barnasque.
Fonte: A Crítica